Oi gente!!! Não sei vocês, mas desde o período da pandemia tive que me reinventar. Afinal, ser mãe, esposa e professora, e tudo isso em casa não era nada fácil, concorda? Quando passei no mestrado optei por montar um espaço de estudo em casa, e procurei estabelecer uma rotina que me auxiliasse nessa tripla jornada de mãe, profissional e estudante. Ter esse ambiente tem sido mais que útil. Imprescindível no meu dia a dia.
E hoje, quero dividir com vocês um pouco de como foi esse processo, e, ao mesmo tempo, deixar alguns pontos que eu acho importantes para quem já está em home office ou para aqueles professores que desejam adotá-lo como solução profissional, o que ainda não é o meu caso. Não é milagre, tá? Mas com um pouco de organização e essa dicas aqui, você vai conseguir trabalhar de um jeito mais produtivo e eficiente. Isso significa tempo de qualidade!!!
1- PROCURE UM LOCAL ADEQUADO EM SUA CASA
Eu optei pela minha garagem. Não é o ambiente ideal, mas é amplo e arejado. E consegui instalar com tranquilidade minha estante de livros e minha mesa de escritório sem perder espaço para o carro e a moto. Além disso, prezei pelo conforto e pela tranquilidade, pois apesar do barulho eventual lá da rua, fico mais afastada do “ponto de encontro” da família que é a sala/cozinha.
2 – TENTE SE ORGANIZAR
Organização é um negócio complicado, não é verdade? Ainda mais quando o seu ambiente de trabalho/estudo também é a sua casa. Para minimizar o problema, procuro manter o meu espaço sempre organizado e categorizado, ou seja, tudo tem o seu lugar. Antes de iniciar a minha rotina sempre dou uma organizada em tudo e ao concluir meu dia também procuro deixar todas as coisas em seus devidos lugares. Isso facilita muito e eu não perco tempo procurando documentos importantes, por exemplo.
3 – MANTENHA TUDO O QUE VOCÊ PRECISA AO SEU ALCANCE
Essa também é uma estratégia de organização. Veja só, quando se trabalha/estuda em casa muitas coisas podem te distrair. A TV, seu animal de estimação, as redes sociais e até mesmo a pia cheia de louças do café da manhã. Então se cada vez que você precisar de um lápis, um bloco de notas, ou de uma bebida, tiver de passar por essas “distrações” seu trabalho/estudo não vai render e você pode acabar enfiando os pés pelas mãos, concorda? Então, procure manter tudo o que precisa ao alcance da sua mão. Uma garrafa térmica é uma excelente alternativa para manter água e /ou café sempre pertinho de você. Agora cuidado com os exageros, viu? Nada de almoçar ou jantar na sua mesa de trabalho. Procure também momentos de descanso e relaxamento.
4 – PREZE PELO CONFORTO
Seu espaço de estudo/trabalho tem que ser além de atraente, confortável. Afinal, é lá que você vai passar boa parte do seu tempo e é de lá que vão sair as suas melhores ideias. Então não é futilidade investir num ambiente que inspire conforto. Os itens vão desde uma cadeira ergonômica, uma mesinha para café e uma boa iluminação. Todos esses elementos vão turbinar a sua produtividade e te proporcionar bem estar. Pode apostar!!!
5- ORGANIZE A SUA ROTINA
Acredito que este seja o ponto primordial do home office e talvez o mais complicado também. Vou te explicar por quê. Manter uma rotina em casa não é nada fácil. Existem milhões de distrações e de tentações que podem atrapalhar e muito a sua concentração e produtividade. Na tentativa de manter a minha organização e, consequentemente a minha rotina diária, não renuncio a dois itens, que para mim são imprescindíveis: um quadro de anotações e um planner ou agenda. Procuro, sempre aos domingos, estabelecer as metas da semana, a anoto tudo que preciso fazer no meu planner (dá tempo fazer tudo? Nem sempre. Mas pelo menos eu consigo visualizar melhor o meu dia, e isso ajuda e muito na organização das minhas tarefas). O meu quadro de anotações é mensal, o que facilita muito, pois nele coloco todas as datas importantes do mês e os eventos ou trabalhos que não posso esquecer de jeito nenhum. Esse modo de organização deixa o meu dia bem mais produtivo, e, gente, fala a verdade, colocar um OK em todas as tarefas realizadas dá uma sensação de paz, concordam?
BÔNUS – NÃO PROCRASTINE!!!!
Aqui vos fala a rainha da procrastinação (isso está mudando, ok?), mas esse não é um título do qual eu me orgulhe. Para falar a verdade, isso me deixa muito mal, e com aquela sensação horrível de que eu sou uma farsa, de que estou sendo irresponsável comigo mesmo, sabe? E olha só, a procrastinação nunca vem sozinha, ela traz uma outra amiguinha conhecida de muita gente, a ansiedade.
A procrastinação pode acontecer por diversos motivos, mas o principal deles é o fato de a gente não conseguir manter uma organização e rotina nas nossas atividades. O que nos deixa mais cansados e sem energia. Sabe qual é o resultado disso: muito sono, mente exausta e uma pilha de tarefas por fazer.
Se eu disser que é fácil mudar tudo de uma vez, vou estar mentido. Mas comece!!! O mais importante agora é ter em mente uma nova vida e colocá-la em prática. Comece aos poucos e não se cobre demais. Seja exigente com você, mas não seja carrasco. O home office surgiu para a facilitar a nossa vida, para nos libertar e não para deixá-la mais caótica ou prisioneiros de nós mesmos.
Oi, isto é um comentário.
Para iniciar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela Comentários no painel.
Os avatares dos comentaristas vêm do Gravatar.